O Ministro Wert foi o responsável da LOMCE, nova lei onde as competências das Comunidades Autónomas foram invadidas e ignoradas até o ponto de retornarmos a um ensino próprio do mais obscuro das épocas franquistas. Com esta lei, os nenos galegos não podem ter informação sobre muitas cousas relativas ao seu País, entre elas o conhecimento histórico. Até o momento a História da Galiza era ignorada em grande medida mas ainda os alunos podiam saber o que era um castro ou que Galiza foi um Reino. De agora em adiante, nem isso vão saber. Quando vejam pedras no alto dum outeiro dirão que é uma velha aldeia abandonada e quando lhe falem dos "suevos" dirão que com isso se fazem as homeletes...
A Galiza não se pode permitir ignorar o seu passado, como não se pode permitir ignorar a sua língua nem a sua procedência. Com esta lei a Galiza dá mais um passo para o seu apagamento como Nação histórica.
Durante muito tempo leva sido acusado o galeguismo de ignorar o que nos une à Espanha.... O que quero perguntar agora é... que é o que ao galegos nos une à Galiza? Porque não vejo nada que possa ser vinculado ao estudo duma História da Galiza.
Vamos ver a seguir o temário dos últimos cursos de primária onde a Galiza desaparece e os paradigmas historiográficos mais arcaicos e obsoletos recuperam protagonista.
Copio na íntegra o programa traduzido em temário de História dos próximos cursos de 4º, 5º e 6º segundo a LOMCE (nova lei de Ensino) para que se veja onde ficam os temas sobre a Galiza, legalmente comunidade autónoma do Reino da Espanha que tem por objetivos achegar informações sobre a própria Galiza para que os nenos galegos conheçam a sua realidade histórica nacional (já que é uma nacionalidade histórica, reconhecida pelo Estatuto de Galiza). Se alguém pode visualizar algum elemento importante onde a Galiza seja a protagonista do estudo, que no-lo diga.
Recolhi a informação de alguns livros da editorial Santillana e da Anaya. Há alguma editora que ainda tem algum texto que se pode aproveitar, mas a tendência é que a Galiza desapareça, como desaparecida estava quando nós na época franquista estudávamos:
Vejamos:
4º Curso de primária:
TEMA 6
Como se estuda a História
a- Que é a História
b- As fontes históricas: Orais. Gráficas. Material
c- A Investigação histórica:
1-Formular perguntas
2-Procurar fontes
3-Estudar as fontes
4-Obter conclusões
d- Atividades
- O tempo histórico
a- A medida do tempo
b- O tempo antes e depois de Cristo
c- Ordenar o tempo
d- As Idades da História
1- Pré-História
2- Idade Antiga
3- Idade Média
4- Idade Moderna
5- Idade Contemporânea
e- Atividades
TEMA 7
A Pré-História
a- Introdução. Leitura. De Atapuerca ao Homem Antecessor
b- O Paleolítico
1- Divisão da pré-história:
* Paleolítico
* Neolítico
* Idade dos Metais
2- Os primeiros povoadores
3- Como é que se alimentavam
4- A vida no Paleolítico
5- Como é que lavravam a pedra
6- Atividades
c- O Neolítico
1- Os primeiros agricultores e gadeiros
2- As primeiras aldeias
3- Os primeiros artesãos
4-Atividades
d- Idade dos Metais
1- Os primeiros objetos de metal
2- Da aldeia à cidade
3- A expansão do comércio
4- Atividades
e- A arte da pré-história
1- As pinturas rupestres
2- As pinturas rupestres na península
* O cantábrico: Astúrias, Cantábria e o Pais Basco
* Levante
3- Como pintavam na pré-história
4- Os monumentos megalíticos
* Menires
* Dólmenes
* Cromeleques
5- Atividades
TEMA 8
A Idade Antiga: Os povos pré-romanos
a- Introdução: Leitura: A maça da discórdia (Lenda Grega)
b- Os Iberos e os Celtas
1- Os Iberos
2- Costumes funerários
c- Os Celtas
d- Atividades
e- Os povos colonizadores: Os gregos
1- A Polis
2- A vida numa colónia grega
f- Os povos colonizadores: Os fenícios e os cartagineses
1- Os fenícios
2- Os cartagineses
* Anibal
g- Atividades
TEMA 9
A Idade Antiga: A época romana
a- Introdução: Leitura: Pompeia, uma cidade baixo as cinzas.
b- A conquista romana
1- O Império Romano
2- A legião romana
3- A conquista de Hispânia
4- A organização da Hispânia
5- Viriato
c- As cidades e o campo em Hispânia
1- As cidades de Hispânia
2- O campo de Hispânia
d- A forma de vida em Hispânia
1- A sociedade hispano-romana
2- As vivendas dos romanos
3- O vestido romano
4- Que jogos faziam os nenos romanos
e- O legado romano
1- A religião e a cultura
2-Séneca: Um sábio hispano no Império Romano
3- A arte hispano-romana
f- Atividades
5º Curso de primária
A Idade Média
Tema 7
a- O longo período medieval
1- Quanto durou a Idade Média
* Alta Idade Média
* Baixa Idade Média
2-Como se vivia em Europa
* O sistema feudal
b- A chegada dos visigodos e os muçulmanos
1- O reino visigodo de Toledo
2- Al-Andaluz
* Evolução de Al-Andaluz
c- Atividades
Tema 8
d- Os novos reinos cristãos
1- Formação de Al-Andalus
* A reconquista. Pelayo e a Cruz da Vitória
* Reino de Astúrias e Reino de Leão
* Condado de Castela e Reino de Castela e Leão (1230)
* Condado de Portugal e Reino de Portugal (1139)
* Reino de Pamplona e Reino de Navarra
* Os condados catalães
* Os condados aragoneses e Reino de Aragão
2- Como se vivia nos reinos cristãos.
3- Atividades
Tema 9
e- A Cultura nos reinos cristão
1- Porque já não falamos latim?
2- As línguas românicas: O castelhano e o Mio Cid
3- Uma cultura muito religiosa: A Arte medieval
4- Que era o Caminho de Santiago
5- Atividades
f- Uma época de guerra e convívio
1- Que culturas conviviam?
* Em Al-Andaluz
* Nas cidades cristãs
2- Saber ler um mapa histórico: A Reconquista
* Cristãos, Judeus e muçulmanos
g- Atividades
Página de Atividades
h- Ponte a prova
1- A origem comum das línguas românicas
2- A alimentação na Idade Média
3- O vestido na Idade Média
4- Atividades: Um mercado medieval
6º Curso de primária
Tema 7
a) O tempo histórico
1- Como ordenamos o tempo
2- Câmbio e continuidade na História
* Os câmbios
* A continuidade
3- As fontes histórica
* Escritas
* Gráficas
* Orais
* Materiais
4- Atividades
b- As Idades da História
1- Pré-História
2- Idade Antiga
3- Idade Média
4- Idade Moderna
5- Idade Contemporânea
A Idade Moderna
a-
b-
c-
Tema 8
A Idade Contemporânea: O Século XIX
Leitura e compreensão: Viva la Pepa. Exercícios
a- Da guerra da Independência a Fernando VII
1- A guerra da Independência
2- A constituição de 1812
3- O reinado de Fernando VII
b De Isabel II ao final do Século XIX
1-A época de Isabel II
2- O final do século XIX
3- A Restauração
c- Atividades
d- A Economia e a sociedade no século XIX
1- A Revolução Industrial
2- A Sociedade
3- Atividades
e- A Arte e a Cultura no século XIX
1- Arquitetura
2- Escultura
3- Pintura
4- Literatura
5- Atividades
Tema 9
A Idade Contemporânea: A Espanha nos Séculos XX e XXI
Leitura: Um símbolo de paz: Leitura e compreensão. Atividades
a- A Espanha dos começos do Século XX
1- O reinado de Afonso XIII
2- A ditadura de Primo de Rivera
3- O fim da monarquia
4- Atividades
b- A Segunda República e a Guerra Civil
1- A Segunda República
2- As reformas das Segunda República
3- A guerra civil
4- As consequências da guerra
5- Atividades
c- A época franquista
1- O franquismo, uma ditadura
2- Os primeiros anos do franquismo
3- As mudanças no franquismo
4- Atividades
d- Da transição à democracia
1- Juan Carlos I, Rei de Espanha
2- A constituição de 1978 e o Estado das Autonomias
3- A consolidação da democracia
4- Os governos da democracia
5- Atividades
e- A Arte e a Cultura no Século XX e na atualidade
1- Pintura
2- Escultura
3- Arquitetura
4- Literatura
5- Atividades
f- A Espanha na União Europeia
1- A Espanha e a União
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.