sexta-feira, 26 de junho de 2015

A lei que apagou a Galiza da História



O Ministro Wert foi o responsável da LOMCE, nova lei onde as competências das Comunidades Autónomas foram invadidas e ignoradas até o ponto de retornarmos a um ensino próprio do mais obscuro das épocas franquistas. Com esta lei, os nenos galegos não podem ter informação sobre muitas cousas relativas ao seu País, entre elas o conhecimento histórico. Até o momento a História da Galiza era ignorada em grande medida mas ainda os alunos podiam saber o que era um castro ou que Galiza foi um Reino. De agora em adiante, nem isso vão saber. Quando vejam pedras no alto dum outeiro dirão que é uma velha aldeia abandonada e quando lhe falem dos "suevos" dirão que com isso se fazem as homeletes...
A Galiza não se pode permitir ignorar o seu passado, como não se pode permitir ignorar a sua língua nem a sua procedência. Com esta lei a Galiza dá mais um passo para o seu apagamento como Nação histórica.
Durante muito tempo leva sido acusado o galeguismo de ignorar o que nos une à Espanha.... O que quero perguntar agora é... que é o que ao galegos nos une à Galiza? Porque não vejo nada que possa ser vinculado ao estudo duma História da Galiza.
Vamos ver a seguir o temário dos últimos cursos de primária onde a Galiza desaparece e os paradigmas historiográficos mais arcaicos e obsoletos recuperam protagonista.
Copio na íntegra o programa traduzido em temário de História dos próximos cursos de 4º, 5º e 6º segundo a LOMCE (nova lei de Ensino) para que se veja onde ficam os  temas sobre a Galiza, legalmente comunidade autónoma do Reino da Espanha que tem por objetivos achegar informações sobre a própria Galiza para que os nenos galegos conheçam a sua realidade histórica nacional (já que é uma nacionalidade histórica, reconhecida pelo Estatuto de Galiza). Se alguém pode visualizar algum elemento importante onde a Galiza seja a protagonista do estudo, que no-lo diga.
Recolhi a informação de alguns livros da editorial Santillana e da Anaya. Há alguma editora que ainda tem algum texto que se pode aproveitar, mas a tendência é que a Galiza desapareça, como desaparecida estava quando nós na época franquista estudávamos:
Vejamos:

4º Curso de primária:

TEMA 6

Como se estuda a História
a- Que é a História
b- As fontes históricas: Orais. Gráficas. Material
c- A Investigação histórica:
   1-Formular perguntas
   2-Procurar fontes
   3-Estudar as fontes
   4-Obter conclusões
d- Atividades

- O tempo histórico
a- A medida do tempo
b- O tempo antes e depois de Cristo
c- Ordenar o tempo
d- As Idades da História
   1- Pré-História
   2- Idade Antiga
   3- Idade Média
   4- Idade Moderna
   5- Idade Contemporânea
e- Atividades


TEMA 7

A Pré-História

a- Introdução. Leitura. De Atapuerca ao Homem Antecessor
b- O Paleolítico
   1- Divisão da pré-história:
        * Paleolítico
        * Neolítico
        * Idade dos Metais
   2- Os primeiros povoadores
   3- Como é que se alimentavam
   4- A vida no Paleolítico
   5- Como é que lavravam a pedra
   6- Atividades
c- O Neolítico
   1- Os primeiros agricultores e gadeiros
   2- As primeiras aldeias
   3- Os primeiros artesãos
   4-Atividades
d- Idade dos Metais
   1- Os primeiros objetos de metal
   2- Da aldeia à cidade
   3- A expansão do comércio
   4- Atividades
e- A arte da pré-história
   1- As pinturas rupestres
   2- As pinturas rupestres na península
        * O cantábrico: Astúrias, Cantábria e o Pais Basco
        * Levante
   3- Como pintavam na pré-história
   4- Os monumentos megalíticos
        * Menires
        * Dólmenes 
        * Cromeleques
5- Atividades


TEMA 8

A Idade Antiga: Os povos pré-romanos

a- Introdução: Leitura: A maça da discórdia (Lenda Grega)
b- Os Iberos e os Celtas
   1- Os Iberos
   2- Costumes funerários
c- Os Celtas
d- Atividades
e- Os povos colonizadores: Os gregos
   1- A Polis
   2- A vida numa colónia grega
f- Os povos colonizadores: Os fenícios e os cartagineses
   1- Os fenícios
   2- Os cartagineses
        * Anibal
g- Atividades

TEMA 9

A Idade Antiga: A época romana

a- Introdução: Leitura: Pompeia, uma cidade baixo as cinzas.
b- A conquista romana
   1- O Império Romano
   2- A legião romana
   3- A conquista de Hispânia
   4- A organização da Hispânia
   5- Viriato
c- As cidades e o campo em Hispânia
   1- As cidades de Hispânia
   2- O campo de Hispânia
d- A forma de vida em Hispânia
   1- A sociedade hispano-romana
   2- As vivendas dos romanos
   3- O vestido romano
   4- Que jogos faziam os nenos romanos
e- O legado romano
   1- A religião e a cultura
   2-Séneca: Um sábio hispano no Império Romano
   3- A arte hispano-romana
f- Atividades

5º Curso de primária

A Idade Média

Tema 7  

a- O longo período medieval
   1- Quanto durou a Idade Média
        * Alta Idade Média
        * Baixa Idade Média
   2-Como se vivia em Europa
        * O sistema feudal
b- A chegada dos visigodos e os muçulmanos
   1- O reino visigodo de Toledo
   2- Al-Andaluz
        * Evolução de Al-Andaluz
c- Atividades

Tema 8

d- Os novos reinos cristãos
   1- Formação de Al-Andalus
        * A reconquista. Pelayo e a Cruz da Vitória
        * Reino de Astúrias e Reino de Leão
        * Condado de Castela e Reino de Castela e Leão (1230)
        * Condado de Portugal e Reino de Portugal (1139)
        * Reino de Pamplona e Reino de Navarra
        * Os condados catalães
        * Os condados aragoneses e Reino de Aragão  
   2- Como se vivia nos reinos cristãos.
   3- Atividades


Tema 9

e- A Cultura nos reinos cristão
   1- Porque já não falamos latim?
   2- As línguas românicas: O castelhano e o Mio Cid
   3- Uma cultura muito religiosa: A Arte medieval
   4- Que era o Caminho de Santiago
   5- Atividades
f- Uma época de guerra e convívio
   1- Que culturas conviviam?
        * Em Al-Andaluz
        * Nas cidades cristãs 
   2- Saber ler um mapa histórico: A Reconquista
        * Cristãos, Judeus e muçulmanos
g- Atividades

Página de Atividades
h- Ponte a prova
   1- A origem comum das línguas românicas
   2- A alimentação na Idade Média
   3- O vestido na Idade Média
   4- Atividades: Um mercado medieval

 6º Curso de primária

 Tema 7

a) O tempo histórico
   1- Como ordenamos o tempo
   2- Câmbio e continuidade na História
        * Os câmbios
        * A continuidade
   3- As fontes histórica
        * Escritas
        * Gráficas
        * Orais
        * Materiais
   4- Atividades

b- As Idades da História
   1- Pré-História
   2- Idade Antiga
   3- Idade Média
   4- Idade Moderna
   5- Idade Contemporânea

A Idade Moderna

a-
b-
c-

 Tema 8

A Idade Contemporânea: O Século XIX

Leitura e compreensão: Viva la Pepa. Exercícios
a- Da guerra da Independência a Fernando VII
   1- A guerra da Independência
   2- A constituição de 1812
   3- O reinado de Fernando VII
b De Isabel II ao final do Século XIX
   1-A época de Isabel II
   2- O final do século XIX
   3- A Restauração
c- Atividades

d- A Economia e a sociedade no século XIX
1- A Revolução Industrial
2- A Sociedade
3- Atividades

e- A Arte e a Cultura no século XIX
1- Arquitetura
2- Escultura
3- Pintura
4- Literatura
5- Atividades


Tema 9

A Idade Contemporânea: A Espanha nos Séculos XX e XXI

Leitura: Um símbolo de paz: Leitura e compreensão. Atividades
a- A Espanha dos começos do Século XX
   1- O reinado de Afonso XIII
   2- A ditadura de Primo de Rivera
   3- O fim da monarquia
   4- Atividades

b- A Segunda República e a Guerra Civil
   1- A Segunda República
   2- As reformas das Segunda República
   3- A guerra civil
   4- As consequências da guerra
   5- Atividades
c- A época franquista
   1- O franquismo, uma ditadura
   2- Os primeiros anos do franquismo
   3- As mudanças no franquismo
   4- Atividades
d- Da transição à democracia
   1- Juan Carlos I, Rei de Espanha
   2- A constituição de 1978 e o Estado das Autonomias
   3- A consolidação da democracia
   4- Os governos da democracia
   5- Atividades
e- A Arte e a Cultura no Século XX e na atualidade
   1- Pintura
   2- Escultura
   3- Arquitetura
   4- Literatura
   5- Atividades
f- A Espanha na União Europeia
   1- A Espanha e a União

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...